Novas ferramentas de comunicação interna

Com o crescimento das empresas, aumenta a necessidade de que unidades espalhadas sintam-se parte de um grande time e sejam guiadas pelos mesmos princípios, recebam as mesmas orientações da chefia e estejam dispostas a colaborar entre si. Porém, o desafio de alcançar esse objetivo também é crescente, afinal não é fácil comunicar-se continuamente com uma organização que tenha funcionários espalhados por vários departamentos ou mesmo vários lugares. Para vencê-lo, as empresas têm buscado novas ferramentas de comunicação interna. A solução: canais corporativos de comunicação interna, chamados de TV corporativa.

A TV Corporativa é um canal de comunicação institucional utilizado para otimizar o processo de comunicação interna e aproximar o relacionamento entre a empresa e o público. O produto se baseia em uma rede de TV privada com conteúdo relevante e customizado, desenvolvido de acordo com o interesse do cliente. A utilização é indicada em várias situações, como exibição de produtos e serviços, realização de programas de treinamento empresarial, vídeos institucionais e ainda para venda de espaços publicitários.

Reconhecendo a importância das novas ferramentas, diversas empresas e companhias estão começando a trabalhar com estações de televisão e de rádio empresariais, a partir das tecnologias de difusão próprias e da grande quantidade de conteúdos, que podem ser gerados pela corporação ou por produtoras especializadas.

EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO DA TV CORPORATIVA PARA COMUNICAÇÃO INTERNA

Magazine Luiza

Grande representante do varejo no Centro-Sul brasileiro, o Magazine Luiza conta com 352 unidades espalhadas por sete Estados.  Para conseguir unificar as instruções e comunicados, a empresa criou um canal corporativo de comunicação interna batizado de TV Luiza.

A TV Luiza foi criada em dezembro de 2005 como um canal privado, transmitido via satélite, ao vivo. O foco era um programa semanal para todos os colaboradores da empresa com o objetivo de alinhar os valores, decisões e estratégias da organização.

A escolha pela TV corporativa foi influenciada pela proximidade, a interatividade e o alinhamento que permite entre todos os funcionários da empresa.

Ambev                                                                               

A TV Ambev foi criada em 1998 para ser uma ferramenta de treinamento das equipes de vendas e revendas. Inicialmente, a emissora ficava disponível em 377 salas de vendas e atingia um público de 9.760 vendedores.

Desde o início, a intenção era disseminar de conhecimento, otimizar o tempo dos funcionários e unificar os processos de trabalho em toda a área de vendas da companhia. Em 2004, a AmBev ampliou a atuação da emissora e passou a utilizá-la também como uma ferramenta de comunicação interna com funcionários e parceiros da companhia. O conteúdo é produzido pela empresa e tem até um telejornal na programação, que traz curiosidades dos funcionários, momentos e aspectos da história da companhia.

CARACTERÍSTICAS INOVADORAS

Eficácia na transmissão de conteúdos

Para ser eficaz, é importante que a TV corporativa tenha uma boa programação fixa, com produção de conteúdo relevante, além de linguagem e identidade que sejam facilmente reconhecidas pelos telespectadores.

Rapidez e segurança

Outro ponto positivo da TV corporativa é a capacidade de comunicar com rapidez e segurança, mantendo a uniformidade de linguagens e procedimentos em empresas que possuem muitos departamentos ou até mesmo unidades em locais distantes.

Versatilidade

A TV Corporativa é uma ferramenta versátil, que pode ser utilizada para tarefas variadas com o objetivo de transmissão e recepção de conhecimentos, produtos e serviços. Seu diferencial é que a informação é propagada simultaneamente e de forma homogênea, garantindo que a informação chegue a cada colaborador sem distorções. Dessa forma, esse recurso se mostra uma eficiente ferramenta de integração, treinamento e equalização da informação.

Funcionalidade

Mais do que uma ferramenta de comunicação interna, a TV corporativa é uma ótima solução para difundir a cultura da empresa, treinar equipes, lançar produtos e campanhas. Isso ocorre porque este canal elimina a necessidade do deslocamento de pessoal, representando melhor aproveitamento do tempo.

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